sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nota à Imprensa - Esclarecimentos sobre pedido de transporte de donativos

Em relação à atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) nas ações de socorro às vítimas do desastre natural ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro (Operação Serrana), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece o seguinte:

A FAB continua em plena atuação na Operação Serrana. Nos dias 29/01 e 01/02, estão previstos mais dois vôos de transporte de doações, partindo de Canoas (RS) e de Manaus (AM), respectivamente.

Além da utilização de suas aeronaves, em apoio à Defesa Civil, a FAB ainda presta apoio por meio de profissionais de Assistência Social nas localidades atingidas.

Quanto aos pedidos de transporte de donativos, coletados em todo o país, importante faz-se reafirmar que tais solicitações devem atender a um protocolo específico.

Os pedidos de transporte de lote de donativos arrecadados por entidade formal deverão ser enviados para a Defesa Civil do respectivo estado. A Defesa Civil desse estado fará contato com a Defesa Civil do Rio de Janeiro a fim de solicitar o apoio necessário para transportar esses donativos para a cidade do Rio de Janeiro. A Defesa Civil do Rio de Janeiro concentrará todos os pedidos e, após as análises necessárias, formalizará o apoio à FAB, ou definirá qual outro modal poderá ser utilizado.

Vale ressaltar que eventuais relações informais ou pessoais entre setores diversos da sociedade não deverão substituir o processo acima exposto, sob pena de comprometer o planejamento logístico da Defesa Civil do Rio de Janeiro em apoio às vitimas das chuvas na região serrana.

A FAB tem envidado esforços contínuos no auxílio à população atingida pelas chuvas naquela região, que envolvem missões de busca e salvamento, transporte de donativos, instalação de um Hospital de Campanha para prestação de apoio imediato às vítimas, dentre diversas outras ações correlacionadas.

Durante os primeiros 10 dias da Operação Serrana, foram registrados aproximadamente 1700 movimentos aéreos, somando os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. A média diária foi de 170 movimentos. Durante os dias 17 e 20 foi registrada uma média de 350 movimentos por dia. A FAB realizou, neste período, 127 missões operacionais a partir do distrito de Itaipava, transportou 47 toneladas de carga em helicópteros, 787 passageiros, incluindo 62 pessoas que foram resgatadas em áreas de risco. O Hospital de Campanha da Aeronáutica fez 1.905 atendimentos, parte deles realizada em áreas isoladas da região serrana.

Em relação à coleta e distribuição de donativos às vítimas, a FAB cobre praticamente todo o território nacional, transportando em diversas aeronaves os mantimentos doados pela população. Em 18/01, uma aeronave C-105 Amazonas partiu de Campo Grande (MS) com 4,5 toneladas de mantimentos. Em 19/01, mais um C-105 decolou de Maceió (AL) com 7 toneladas de auxílios. No dia 20/01, dois C-130 Hércules partiram de Brasília (DF) e Canoas (RS) transportando, respectivamente, 19 e 13 toneladas de donativos. No dia 24/01, um outro C-130 deixou as cidades de Boa Vista (RR) e Manaus (AM) com 14 toneladas de doações.

Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica disponibiliza na página http://www.fab.mil.br/portal/hotsites/serrana/ diversas informações, fotos e vídeos sobre as ações desenvolvidas pela FAB.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário