terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Concerto Solidário no Teatro Nacional de Brasília em prol das vítimas das chuvas no Rio

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, e com a participação do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, realizam nesta terça-feira (22), em Brasília, um concerto em prol das vítimas dos municípios da região serrana do estado do Rio de Janeiro, atingidas por enchentes e desabamentos no último mês de janeiro.

O Concerto Solidário será apresentado, às 20h, na sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional. O programa inclui a Bachiana nº 4, de Heitor Villa Lobos; a Suite Retratos, de Radamés Gnattali; Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri; Flor da Vida, de Hamilton de Holanda e Pros Anjos, também de Hamilton de Holanda. A Bachiana nº 4 foi escolhida em 1979, pelo então maestro Claudio Santoro, para inaugurar a sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e poderão ser adquiridos nas bilheterias do Teatro Nacional, que fica no Setor Cultural Norte, na Asa Norte de Brasília. O valor será integralmente depositado nas contas oficiais de arrecadação das prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis. O telefone para mais informações é 61 3325-6240.

O bandolinista Hamilton de Holanda é bacharel em composição pela Universidade de Brasília (UnB), já lecionou na Escola de Choro Raphael Rabello. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se em 1977 para Brasília com a família. Começou a tocar aos 5 anos e se apresenta desde os 6. Ganhou fama em 1995, quando foi considerado o melhor intérprete no II Festival de Choro do Rio de Janeiro, com “Destroçando a macaxeira”, que ficou em segundo lugar como composição.

Atualmente toca com um quinteto formado por André Vasconcellos, Daniel Santiago, Gabriel Grossi e Marcio Bahia.Com o irmão Fernando César formou o grupo Dois de Ouro e ao longo de sua carreira fez parceria com vários artistas renomados. Habilidoso, Hamilton inventou uma técnica com a qual consegue reproduzir toda a orquestra em um bandolim de 10 cordas. Segundo Hamilton, o instrumento vira uma mini-orquestra e o efeito é bem interessante.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário