terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Anatel fiscaliza normalização dos serviços de telecomunicações no Rio de Janeiro

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanham desde a última quarta-feira, 12 de janeiro, os esforços para a normalização dos serviços de telecomunicações na região serrana do Rio de Janeiro. Equipes da Agência foram deslocadas para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principais áreas afetadas pelas chuvas, onde verificam as providências das prestadoras para o restabelecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel.
A Anatel tem mantido contato permanente com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades municipais, de modo a identificar as necessidades mais urgentes. Esse trabalho tem permitido que a Agência determine soluções emergenciais a serem adotadas pelas prestadoras. No Rio de Janeiro, outras equipes da Anatel acompanham os trabalhos em centros de controle de redes das empresas.
A recuperação da infraestrutura, que vem sendo acompanhada pela Anatel, ainda encontra sérias dificuldades - como impossibilidade de acesso a diversas áreas, falta de energia elétrica e continuidade das chuvas na região, o que causa novos deslizamentos. Neste momento, não é possível estimar prazo para a plena normalização dos serviços de telecomunicações. Ainda assim, algumas operadoras informaram que, devido aos estragos em seus cabos de fibras ópticas, centrais de comutação e sites do serviço móvel, poderão ser necessários até 90 dias para esse trabalho.
A fim de permitir a comunicação dos moradores das áreas atingidas com seus parentes, a Oi, concessionária que atua na região, assumiu os seguintes compromissos, que têm sido verificados, em tempo real e nos locais afetados, pelas equipes de fiscalização da Agência:
· liberar todos os orelhões próximos a escolas, prefeituras e hospitais para uso gratuito dos moradores;
· disponibilizar 35 mil aparelhos gratuitos para acesso emergencial provisório para os clientes que estão sem telefone fixo em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava. As chamadas feitas para as linhas afetadas serão encaminhadas, por meio do serviço Siga-me, para os acessos provisórios emergenciais. Dessa forma, os clientes poderão ser localizados em seus números originais;
· ceder terminais fixos para a Força Nacional e Defesa Civil, além de acesso em banda larga para os Bombeiros em Teresópolis, e um 0800, em Nova Friburgo, para a Defesa Civil;
· instalar terminais em locais indicados pela Defesa Civil para serem utilizados pelos moradores que estão em abrigos e alojamentos em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava; e
· manter uma lan house em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e uma em Petrópolis - todas equipadas também com telefones para comunicação de voz.
----------
Ministério das Comunicações
17 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário