terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ministro anuncia Sistema Nacional de Prevenção e Alerta

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (17), a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta. O anúncio foi feito depois da reunião da presidente, Dilma Rousseff, com o ministro Mercadante, e com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Justiça, José Eduardo Cardozzo, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Saúde, Alexandre Padilha, e Casa Civil, Antonio Palocci.
A expectativa é a de que o sistema esteja em funcionamento integral em quatro anos. No entanto, Mercadante afirmou que os dados das áreas de risco mais críticas já devem estar disponíveis no próximo verão.
Segundo Mercadante, o sistema vai informar sobre os desastres naturais mais comuns no Brasil, como os deslizamentos de terra e inundações que ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro na última semana. Para ajudar a evitar novas tragédias, o sistema vai usar o supercomputador adquirido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) para melhorar a previsão do tempo.
“O computador pode esquadrinhar o Brasil a cada cinco km² e aumenta a nossa capacidade de processar as informações. Isso nos dará informações mais precisas sobre a condição tempo em cada local crítico.”, afirmou Mercadante. “Para aprimorar os nossos dados vamos também ampliar a nossa rede de radares meteorológicos e comprar pluviômetros. Assim saberemos o volume e o local onde vai chover.”
O Sistema Nacional de Prevenção e Alerta será coordenado pelo secretário de TAPolíticas de Programas de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. O secretário foi diretor do Inpe por 12 anos. A estimativa é a de que exista aproximadamente 500 áreas de risco no Brasil, com cerca de cinco milhões de pessoas morando nesses locais.
----------
Ministério da Ciência e Tecnologia
17/01/2011 - 14:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário