quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aplicação dos recursos federais no Rio de Janeiro começa a ser acompanhada pelo TCU

Brasília – As informações sobre os processos que envolvem o repasse de recursos do Governo Federal para o Estado e municípios do Rio de Janeiro, por meio do Ministério da Integração Nacional, já estão sendo transmitidas aos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) para a realização da auditoria operacional solicitada pelo Ministro Fernando Bezerra Coelho. Por conta dos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias foram liberados até o momento R$ 100 milhões.

Durante reunião na manhã desta quinta-feira (20/01), o Ministro e o secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do TCU, Carlos Alberto Sampaio de Freitas, definiram as diretrizes do trabalho acertado na terça-feira por ocasião da visita de Fernando Bezerra ao presidente do Tribunal, Benjamim Zymler.

O Ministro reiterou que foi da Presidenta Dilma Rousseff iniciativa de convidar o TCU para fazer o controle dos gastos a partir do repasse do dinheiro. “Ela nos recomendou uma mudança de paradigma quanto à liberação do recurso, dando mais celeridade aos processos, mas sem abrir mão do controle na aplicação”, ressaltou Fernando Bezerra.

O secretário Carlos Alberto afirmou que não só é muito importante a iniciativa de chamar o TCU para o trabalho de acompanhamento simultâneo e concomitante à liberação dos recursos, como é também muito bem vinda ao Tribunal, que tem nas auditorias operacionais uma de suas funções estratégicas. O secretário também apresentou ao Ministro a auditora-técnica do TCU que vai atuar em conjunto com os técnicos da Integração Nacional.

Acompanharam o Ministro na reunião os auxiliares Humberto Viana (Defesa Civil), Alexandre Navarro (Secretaria-Executiva) e o chefe de gabinete, Gelson Luiz de Albuquerque, que ficaram responsáveis por disponibilizar os documentos e os meios necessários para o trabalho dos técnicos do TCU.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário