terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hospitais militares realizam atendimento às vítimas das chuvas na região serrana

Brasília, 17/01/2010 – Por determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, as Forças Armadas continuam aprofundando a ajuda às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro. A ajuda inclui a instalação de dois hospitais de campanha (HCamp) para a realização de atendimentos cirúrgicos, de emergência, odontológicos e de outras especialidades, ambos já em funcionamento.

O Hospital de Campanha da Marinha (HCamp) em Nova Friburgo iniciou suas atividades no último sábado (15/01), quando começou a funcionar em plena capacidade, e já soma 914 atendimentos realizados. Os atendimentos começaram ainda na fase de instalação do hospital, na tarde de sexta-feira (14/01). Neste domingo, foram realizados 428 atendimentos, sendo 13 da clínica cirúrgica, 309 da clínica médica, 8 da emergência, 51 da ortopedia, 44 da pediatria e 3 da odontologia. O HCamp está funcionando 24h, sendo de 08h às 20h em pleno funcionamento e de 20h às 08h com plantonista por especialidade.

Já os militares da área de saúde da FAB montaram, no último domingo (16/01), os módulos do Hospital de Campanha, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. A região também foi afetada pelas enchentes dos últimos dias. O início dos atendimentos começou hoje, segunda-feira (17/01). Os módulos da unidade estão instalados no Parque de Exposições do município, atendendo a pedido feito ontem pelo Comitê de Emergências local.

Segundo o diretor do hospital, tenente-coronel médico Roberto Thuri, a unidade atua em apoio à rede de saúde local e está preparada para realizar atendimentos básicos nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e odontologia. Os profissionais também estão prontos para atuar em emergências e fazer pequenas cirurgias.

“Outra preocupação são as doenças infecto-contagiosas que ocorrem em situações como essa”, disse o coronel Thuri.. O HCamp é o mesmo que atuou nas últimas enchentes no Nordeste e após o terremoto no Haiti, ambos no ano passado. “Cada missão é muito especial para todos nós. Estaremos aqui para ajudar no que for preciso”, acrescentou o coronel.

O Hospital de Campanha (HCamp) tem capacidade de realizar cerca de 400 atendimentos por dia, possui centro cirúrgico, raio-X, laboratório de análises e leitos para curto período de recuperação. Serão oferecidos atendimentos ambulatoriais nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e odontologia.

Com relação ao Hospital da Marinha, a unidade conta com seis ambulâncias, duas delas UTI completas, e sessenta e oito profissionais da área de saúde. No efetivo médico estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de outros profissionais da área. Quinze voluntários pertencentes à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais atuarão em serviços de organização interna do HCamp.

A Marinha do Brasil continua prestando apoio de transporte ao Pessoal da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros com o helicóptero UH-14 Super Puma, e apoio de resgate às vítimas com uma aeronave UH-12 Esquilo. Na tarde do último domingo (16/01), as aeronaves realizaram resgate de pessoal nos bairros de Rio Grandina e Alto Floresta. Os resgatados seguiram para atendimento no HCamp. Além disso, uma bomba d’água de 500 kg foi levada para a estação de abastecimento de água de Rio Grande de Cima, além de 200 Kg de água e mantimentos que foram levados para a localidade de Bairro de Fátima.

Cerca de 160 militares estão em Nova Friburgo e apóiam o Governo do Estado na ajuda às vítimas das chuvas. Além da equipe médica, fuzileiros navais e 54 viaturas foram empregados e estão sendo utilizadas como apoio logístico de transporte e para entrega de mantimentos aos desabrigados.

Exército
O Exército atua, no momento, na região serrana do Rio de Janeiro, com o seguinte efetivo: 146 militares em Nova Friburgo; 310 em Teresópolis; 66 em Petrópolis, 21 no Rio de Janeiro. As aeronaves colocadas à disposição pelo Exército para ajudar as comunidades afetadas pelas chuvas incluem 2 veículos não tripulados (Vants), 4 helicópteros HM1 Pantera e 2 helicópteros HSO HÁ-1.

Edição de texto: José Romildo, com informações da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
61) 3312-4070

Nenhum comentário:

Postar um comentário