segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ICMBio: perda de espécies animais e florestais foi expressiva na região serrana

24/01/2011 11:40 - Portal Brasil
As fortes chuvas que atingiram municípios da região serrana do Rio de Janeiro nos últimos dias 11 e 12 e deixaram, até agora, mais de 800 mortos e afetaram também a biodiversidade. A região serrana abrange parte da Mata Atlântica,  considerada patrimônio nacional.
De acordo com o analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rogério Rocco, mesmo sem uma avaliação mais profunda da região, é possível afirmar que o País teve perda expressiva de animais e espécies florestais.
“Isso acontece porque as chuvas removeram grandes quantidades de terra em encostas. Várias árvores foram derrubadas e como a região é o habitat de animais silvestres, eles também foram prejudicados”, explicou.
Segundo Rocco, por enquanto não há previsão de quando poderá ser feito um balanço das perdas porque a prioridade é resgatar e atender as vítimas da tragédia.
Das áreas administradas pelo ICMBio, a mais afetada foi a Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, que abrange a região de Itaipava e o Vale do Cuiabá. O especialista explicou que a APA de Petrópolis é habitada por muitas espécies de pássaros, lagartos e cobras, além do cachorro do mato que costuma ser frequente na região.
Ele disse ainda que algumas espécies têm capacidade de se deslocar rápido e ao perceber qualquer problema, fogem. Outras não, principalmente quando têm filhotes, elas não abandonam as crias e acabam morrendo.
Quanto à flora da região, Rocco afirmou que só será possível estimar as perdas depois de uma análise mais detalhada da área e das espécies de plantas que existiam lá.
Fonte:
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário