domingo, 23 de janeiro de 2011

Exército começa a instalar ponte móvel para religar cidades de Nova Friburgo e Bom Jardim

Dentro de quatro dias, os motoristas poderão voltar utilizar a rodovia RJ-116, no trecho entre Nova Friburgo e Bom Jardim, na região serrana, interrompido após a queda de uma ponte sobre o Rio Grande, que divide os dois municípios. A estimativa é do oficial de Comunicação do Exército, major Rovian Janjar, que prevê para até quinta-feira (27) o restabelecimento da ligação, com a conclusão de uma ponte móvel com capacidade para automóveis e caminhões.

A primeira etapa foi concluída no sábado (22), com a construção de uma ponte para pedestres, chamada de “passadeira”, que se apóia sobre canoas e é presa à margem por cabos de aço. Com isso, uma passagem próxima, que havia sido construída pela própria comunidade, está sendo desmontada neste domingo (23) para dar lugar à ponte de maior porte.

A obra está sendo supervisionada diretamente pelo general Amauri Pereira Leite, responsável por toda a operação do Exército em Nova Friburgo, no comando de 160 homens, e que também responderá pela área de Teresópolis a partir desta semana.

“A montagem não é rápida e vai demandar alguns dias. Terá um total de 50 metros, com 30 metros de vão e o restante servindo de apoio sobre as margens. Ela terá capacidade para 56 toneladas, em uma única mão, no sistema pare e siga. O problema será a rede viária, pois as estradas de ligação também foram afetadas”, explicou o general.

A unidade móvel ficará instalada até que a ponte da RJ-116 seja reconstruída, o que pode levar meses, já que a estrutura, inclusive as cabeceiras, foi totalmente destruída, indo parar no fundo do rio.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário