terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vítimas de enchentes terão prazo maior para pagar tributos federais

18/01/2011 13:41 - Portal Brasil

O Ministério da Fazenda vai publicar na quarta-feira (19) portaria prorrogando os prazos para pagamento de tributos federais e suspendendo os prazos para a prática de todos os atos processuais no âmbito da Receita Federal para os contribuintes domiciliados nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. No mesmo sentido, a Receita Federal publicará instrução normativa prorrogando os prazos para a entrega de declarações relativas aos tributos por ela administrados.
A partir da edição desses atos normativos, os contribuintes domiciliados nesses municípios terão o prazo de seis meses para a quitação dos tributos federais originalmente vencidos entre 11 de janeiro e 31 de março de 2011. A prorrogação do prazo não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas. Os prazos para a prática de atos processuais no âmbito da Receita Federal serão suspensos, com data limite até 31 de julho de 2011. Os prazos para a entrega de declarações à Receita Federal com vencimento nos meses de janeiro, fevereiro e março também serão prorrogados até 31 de julho.
Segundo o Ministério da Fazenda, as medidas integram um conjunto de ações adotadas pelo governo federal para minimizar os transtornos causados pelas enchentes que atingiram municípios do Rio de Janeiro e são similares às adotadas em situações de calamidade pública como as decretadas nos estados de Santa Catarina, Alagoas e Pernambuco em 2008 e 2010.

Fonte:
Ministério da Fazenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário