domingo, 23 de janeiro de 2011

Balanço da semana da Defesa sobre ajuda do Exército, Marinha e Aeronáutica ao Rio de Janeiro

O Ministério da Defesa divulgou, no final da última semana, um balanço das diversas ações do Exército, a Marinha e a Força Aérea em várias frentes de trabalho, do apoio à população afetada pelas enchentes na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os militares do Exército distribuem remédios, comidas e donativos em geral, e realizam buscas, salvamentos e desobstrução de vias interditadas, o Hospital de Campanha da Marinha aumenta os atendimentos e a FAB transporta mantimentos de outras cidades para o Rio de Janeiro.

O Exército participa, também, na fase de recuperação da mobilidade da população afetada pelas enchentes, com trabalhos de lançamento de pontes, valendo-se de suas Unidades de Engenharia. Nesse contexto, o Exército Brasileiro mobilizou o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), sediado em Cachoeira do Sul (RS), que deslocou para a região serrana uma ponte do tipo Compact 200, com capacidade para 60 toneladas, para ser lançada entre a cidade de Bom Jardim e Nova Friburgo, ambas na área mais atingida pelas chuvas.

Para a montagem da referida ponte, estão serão empregados 45 militares e os seguintes materiais:

- 5 (cinco) caminhões do tipo Bitrem;
- 1 (um) caminhão tipo guincho;
- 2 (dois) caminhões tipo basculantes;
- 1 (uma) viatura militar 5 toneladas; e
- 1 (uma) viatura militar Marruá.

Nos anos de 2009 e 2010, o 3º BE Cmb realizou a montagem da mesma equipagem nos municípios de Peritoró (MA) e Altinho (PE), em apoio às vítimas das enchentes ocorridas na região Nordeste.

O Hospital de Campanha da Marinha (HCamp), em Nova Friburgo, que iniciou seus atendimentos (ainda em fase de instalação) na última sexta-feira (14), já soma 1807 atendimentos realizados. Somente na última quinta-feira (20), foram realizados 268 atendimentos: 2 da clínica cirúrgica, 209 da clínica médica, 34 da ortopedia, 20 da pediatria e 3 da emergência.

O HCamp está funcionando 24h, de 8h às 20h em pleno funcionamento e de 20h às 8h com plantonista por especialidade.

Após 24 horas de transporte aéreo, carreta e helicóptero, 4,5 toneladas de donativos arrecadados em Campo Grande (MS), chegaram às pessoas atingidas pelas chuvas que castigaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada.
O percurso das doações começou às 17 h do dia 18 de janeiro, nas asas do avião Amazonas C-105 do Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, que trouxe o material até a Base Aérea do Galeão. De lá, foi carregado em uma carreta da FAB, seguindo no dia seguinte até um quartel da Polícia Militar em Niterói (RJ) onde foram recolhidos mais 10 toneladas de donativos.

A carreta seguiu até a cidade de Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), distante 80 quilômetros do Rio de Janeiro, onde a Força Aérea montou uma base de operações. No local, sete helicópteros fazem o transporte dos donativos até as regiões mais afastadas e de difícil acesso.

O material arrecadado em Campo Grande embarcou pouco depois da chegada da carreta em um dois helicópteros. Os donativos foram entregues em Bom Jesus, próximo a Nova Friburgo, para um grupo de pessoas que perderam praticamente tudo que tinham.

Em relação ao HCamp da Marinha, os atendimentos só puderam ser feitos porque o Hospital conta com seis ambulâncias, duas delas UTI completas, e sessenta e oito profissionais da área de saúde. No efetivo médico estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de outros profissionais da área. Quinze voluntários pertencentes à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais estão atuando em serviços de organização interna do HCamp.

A Marinha do Brasil também continua prestando apoio de transporte ao Pessoal da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros com o helicóptero UH-14 Super Puma, e apoio de resgate às vítimas com uma aeronave UH-12 Esquilo. As aeronaves também realizaram transporte de gêneros para as localidade de São José do Ribeirão, Ribeirão do Capitão, Sumidouro, Bom Jardim e Cantinho da Paz.

Na quinta-feira (19), foram utilizados caminhões militares Unimog no transporte de donativos para o bairro Córrego Dantas. Uma ambulância da Marinha também prestou assistência médica na mesma localidade.

Atualmente, 217 militares estão em Nova Friburgo e apóiam o governo do estado na ajuda às vítimas das chuvas. Além da equipe médica, fuzileiros navais e 54 viaturas foram empregados e estão sendo utilizadas como apoio logístico de transporte e para entrega de mantimentos aos desabrigados.

Fonte: Ministério da Defesa

Um comentário:

  1. As noticias deste blog foram indexadas ao Blog Serviço Social Brasileiro.

    servicosocialbrasileiro.blogspot.com

    Força na luta!

    ResponderExcluir